segunda-feira, 26 de julho de 2010

Anos 50

Ike e Tina Turner

A década de 1950 assistiu ao crescimento da popularidade da guitarra elétrica e o desenvolvimento de um estilo de rock and roll especificamente tocado por expoentes tais como Berry, Link Wray e Scotty Moore. Também viu grandes avanços na tecnologia de gravação, como a gravação multi-faixas desenvolvida por Les Paul e o tratamento eletrônico de sons por produtores musicais inovadores. Todos estes avanços foram fundamentais para a influência do rock posteriormente.

Bill Haley

Bill Haley

Elvis Presley

Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos e mundiais. Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música. No entanto, até o início da década de 1960, grande parte do impulso inicial musical e do radicalismo social do rock and roll tinha se dissipado, com o crescimento de ídolos teen, uma ênfase nas danças frenéticas e o desenvolvimento de uma leve música pop adolescente. Nos anos 60 surgiu o som da Motown. De 1961 a 1971, havia 110 músicas da gravadora na listas das 10 mais tocadas, e artistas como Stevie Wonder, Marvin Gaye, The Supremes e The Jackson 5.

Jackson 5

Já na moda, com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina e glamourosa, de acordo com a moda lançada pelo “New Look”, de Christian Dior, em 1947.

Audrey Hepburn

Com o fim da escassez dos cosméticos do pós-guerra, a beleza se tornaria um tema de grande importância. O clima era de sofisticação e era tempo de cuidar da aparência.
A maquiagem estava na moda e valorizava o olhar, o que levou a uma infinidade de lançamentos de produtos para os olhos, um verdadeiro arsenal composto por sombras, rímel, lápis para os olhos e sobrancelhas, além do indispensável delineador. A maquiagem realçava a intensidade dos lábios e a palidez da pele, que devia ser perfeita
.

Audrey Hepburn


Grandes empresas, como a Revlon, Helena Rubinstein, Elizabeth Arden e Estée Lauder, gastavam muito em publicidade, era a explosão dos cosméticos. Na Europa, surgiram a Biotherm, em 1952 e a Clarins, em 1954, lançando produtos feitos a base de plantas, que se tornaria uma tendência a partir daí.

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe

Sophia Loren

Marilyn Monroe

E vocês vão ver que tudo volta. Tanto a beleza quanto a música de hoje em dia tem influência das décadas passadas.


Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br/anos50.htm , http://feguedes.wordpress.com/


Próxima semana falo sobre as influencias dos Anos 60 : Rock, moda e Atitude!

2 comentários:

  1. Tudo volta mesmo... Até pq as mulheres daquela época eram super vaidosas...Os olhos sempre bem maquiados, e o batom?! Dando o contraste nos contornos dos lábios. Elas são super sexy!

    ResponderExcluir
  2. Adooooreeei esse blog, estou trbalhando com um programa de radio na minha universidade, que estará falando sobre os avançoes e mudanças das geraçoes desde a decada de 50 a 2000!
    nao deixem de conferir depois!

    http://www.ufjf.br/radio/
    programa vai ao ar dia 17 as 8 da noite!!!

    ResponderExcluir